marketing de conteúdo: do conteúdo à venda. Mentora de Marketing, agência de marketing de Porto Alegre.

Se você está procurando formas de aumentar as vendas da sua empresa, já deve ter se deparado com o termo “marketing de conteúdo” por aí. Ele é especialmente importante para quem trabalha com serviços e atrai clientes como um ímã, porque estabelece uma presença online. Esse tipo de marketing também é uma forma de construir autoridade e atrair os consumidores certos. Com este artigo você pode entender o que é marketing de conteúdo, a sua importância numa estratégia eficaz de marketing e como ele acontece na prática – do conteúdo até a venda. 

O que você vai encontrar aqui:

O que dá mais resultados online: estratégia, conteúdo, tecnologia ou audiovisual?

Nenhum deles. Mas, como profissional de marketing digital que atua nas 4 frentes – estratégia, conteúdo, tecnologia e audiovisual -, pensando e executando cada um deles, eu arrisco dizer que existe um que se destaca em relação aos outros: o conteúdo. 

Você duvida? Eu explico. Se você for muito competente em criar conteúdos de valor e não souber muito bem estratégia, imagem, vídeo e tecnologia, ainda assim poderá ter bons resultados. 

Agora, experimente o contrário: ter um site com ótimo visual, um processo de vendas bem tech, com atendimento com inteligência artificial e até uma estratégia bem delineada, mas com um conteúdo falho, superficial e frio. Isso é fracasso na certa. E todos os seus investimentos serão desperdiçados! Não compreender a relevância dos conteúdos numa estratégia digital é um dos principais motivos pelos quais as empresas não têm retorno com marketing digital.

Profissional de social media sentada em frente ao computador, com um plano de conteúdos aberto na tela. Mentora de marketing. Agência de marketing de Porto Alegre.

O que é Marketing de Conteúdo?

Conteúdo pode ser qualquer peça de informação. Mas marketing de conteúdo é utilizar o conteúdo como parte da estratégia para gerar resultados para a empresa.

Mas você sabe o que é marketing? É um conceito nascido e propagado pelos Estados Unidos – e, por isso, trazemos a definição da AMA – American Marketing Association:

Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores e a sociedade em geral. 

Nesse sentido, o conteúdo pode ser uma ferramenta eficaz para divulgar uma empresa e seus produtos e serviços. Especialmente agora, na era da internet, o conteúdo acaba por ser a forma mais barata e mais bem aceita pelos consumidores porque é leve e não soa como uma venda. 

Marketing de conteúdo é eficaz porque, através dele, uma empresa se mostra útil e ainda fortalece a sua marca na mente dos consumidores.

No fundo, o principal objetivo do marketing de conteúdo é vender – mas do conteúdo até a venda são diversos passos. Vamos conhecer primeiro todos os benefícios, e depois aprofundaremos no passo a passo que o consumidor percorre do conteúdo até a venda.

3 Benefícios do Marketing de Conteúdo

Esses são os 3 principais benefícios que o marketing de conteúdo traz para a sua empresa se estiver presente na sua estratégia:

1- Estabelece uma presença online

Ao invés de simplesmente criar um site e disponibilizar um catálogo de produtos e serviços na internet, usando marketing de conteúdo você vai construir uma presença online. Ou seja, a existência da sua empresa não se resume a um canal de vendas. A presença online materializa a sua marca criando um relacionamento e oferecendo conteúdo que ajuda os consumidores. 

Através da presença online – com publicações sobre assuntos relacionados ao seu universo em plataformas como blog e redes sociais:

  • a visibilidade da empresa aumenta,
  • a autoridade da empresa no nicho também aumenta
  • os conteúdos publicados ajudam a fixar o nome da sua empresa na mente dos consumidores 
  • sem precisar investir milhares de reais em propaganda

2- Transforma espectadores em clientes

As pessoas usam a internet para se informar. Elas fazem pesquisas no Google ou nas redes sociais como o Instagram. Isso significa que o seu conteúdo pode ser a porta de entrada da sua empresa, as pessoas chegam à medida que procuram uma solução para um problema. 

Vamos ver um exemplo prático. Uma loja de colchões:

  • Um senhor sofre com dores nas costas.
  • A primeira coisa que ele fará é pesquisar no Google “dores nas costas, o que fazer”. 
  • Se a loja de colchões tiver um blog com um artigo bem escrito e respondendo essa questão, vai haver um artigo cujo título é “Colchões podem ser a solução para Dores nas Costas” ou “O que fazer para Eliminar Dores nas costas”.
  • Desta forma, é muito provável que esse senhor clique para ler o conteúdo. 
  • Se ele gostar, o artigo tiver fornecido um conteúdo valioso que apresente a solução para o problema dele, no caso um bom colchão que resolva as dores nas costas,
  • o leitor clicará no link para comprar o colchão ortopédico indicado para dores nas costas.
  • Assim, você atraiu o seu cliente ideal, sem precisar gastar com propagandas intrusivas.
  • E, se o colchão realmente resolver o problema, a loja de colchões ganhou um cliente leal e rentável! 

Essa estratégia não parece muito mais interessante?!

3- Atrai o público certo para a empresa

O terceiro benefício de fazer marketing de conteúdo é que ele atrai o cliente certo para a sua empresa. O cliente certo é aquele que procura pelo que você está oferecendo e sente afinidade com a sua forma de trabalhar, seus valores e seu posicionamento de mercado. É aquele cliente que quer o que você vende e valoriza e ainda está disposto a pagar pelo seu diferencial.  

A única forma de atrair o cliente certo é disponibilizando conteúdos que demonstrem o quanto vale a pena escolher os seus produtos e não os dos concorrentes. Conteúdos tem o poder de alavancar o valor da empresa e construir relacionamentos mesmo antes da venda. 

A identificação das pessoas com a marca é um fator cada vez mais importante para os novos consumidores e as tendências de marketing comprovam isso.

Marketing de Conteúdo Como Estratégia de Marketing de Serviços

Agora que você conheceu os principais benefícios de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, provavelmente já sabe o quanto tem a ganhar se investir em construir autoridade no ambiente online e transformar sua marca em uma referência para os consumidores.

Veja outra forma de construir autoridade: vídeos nas redes sociais

Isso é especialmente verdade para quem vende serviços porque nesse caso há uma desvantagem em relação a quem vende produtos, como no exemplo acima: enquanto estes são tangíveis, visíveis e podem ser fotografados, manuseados e experimentados, os primeiros são intangíveis. Isso significa que só será possível experienciá-los depois da venda. É só na hora em que estão sendo feitos que os serviços existem. 

Te dou um exemplo prático: a Mentoria de Marketing é um serviço personalizado que consiste em uma série de encontros entre a mentora e a mentoranda. Nestes encontros construímos um plano e estratégias de marketing para realizar os objetivos da empreendedora. Entendeu? Dificilmente, porque uma ou duas frases não conseguem demonstrar o que é mentoria de marketing.

Assim como você, meus potenciais clientes têm dificuldade em compreender, confiar e se interessar pelo serviço. Por isso, criar artigos, posts e vídeos que expliquem o serviço, como funciona, os benefícios, mostrar depoimentos de clientes acaba sendo uma estratégia essencial para vender mentoria. E também é por isso que o conteúdo é ainda mais importante para serviços do que para produtos.

💡Exemplo: depoimento da mentoranda Matilde Ferreira

Passo a Passo do Marketing de Conteúdo: Do Conteúdo até a Venda

Você já sabe que o marketing de conteúdo serve principalmente para ajudar os consumidores a encontrar a sua empresa, construir autoridade e vender. Vamos ver como acontece na prática o caminho que o consumidor percorre.

De forma muito simples, marketing de conteúdo funciona assim:

Conteúdo atrai consumidores > Consumidores viram potenciais clientes > Que viram clientes. Mentora de Marketing, agência de marketing, Porto Alegre.

Agora, veja um exemplo de marketing de conteúdo usando um site e SEO:

  1. O consumidor tem uma dúvida
  2. Ele pesquisa e encontra uma resposta – um conteúdo que a sua empresa publicou na internet.
  3. Agora, ele vê a sua empresa como uma fonte confiável de informação.
  4. Além disso, ele descobriu que existe uma boa solução para o problema que ele quer resolver.
  5. Ele continua explorando o site e começa a considerar contratar o serviço.
  6. Preenche um formulário para pedir mais informações.
  7. Pronto, o seu conteúdo gerou um lead.

Mas para ter essa efetividade, o seu conteúdo deve estar estrategicamente alinhado com os objetivos da empresa e com o mix de produtos. 

O planejamento de marketing e o Calendário de Marketing são bons pontos de partida para você criar conteúdos estratégicos para a empresa. 

Exemplos de conteúdo que podem ser parte da sua estratégia de marketing:

Antes de criar um conteúdo…

Cada um desses conteúdos tem que ter um papel claro dentro da sua estratégia de marketing e vendas. Ou seja, não pode ser um conteúdo apenas pelo prazer de criar e publicar o conteúdo. Deve tanto ser útil para o consumidor quanto eficaz para a empresa.

E lembre-se: tudo que é publicado em nome da empresa reflete na imagem dela. Por isso, é importante privilegiar a qualidade e a originalidade do conteúdo.

copywriting é bom. ser original, originalidade, é melhor ainda.

Copywriting é bom. Originalidade é melhor ainda.

Se o conteúdo é o coração do marketing digital, o que torna alguns textos excepcionais e um poderoso meio de sucesso digital? Muitos profissionais da área vão te dar a mesma resposta: uma técnica de escrita persuasiva que existe há décadas e é chamada de copywriting

Se ganhar dinheiro online é a menina dos olhos dos empreendedores, o copywriting é a pedra no sapato deles. Para fazer textos que vendem, os gurus do copywriting dizem para você:

  1. Criar títulos que contém uma promessa
  2. Usar a jornada do heroi para contar uma história
  3. Contornar as objeções dos clientes
  4. Tocar nas principais dores e desejos do público
  5. Vender transformações ao invés de produtos e serviços

Seguindo essa fórmula, você está fazendo copywriting. Eu concordo que tudo isso pode ser eficaz para vender, mas também é eficaz para manipular, frustrar e criar uma legião de haters. A pura escrita técnica acaba deixando os textos de marketing chatos e repetitivos, porque muita gente está usando a mesma fórmula que você! 

Eu tenho um posicionamento claro em relação a fórmulas prontas, fórmulas mágicas e métodos revolucionários de marketing digital que prometem fazer você ganhar muito dinheiro: já estudei, apliquei e não gostei do resultado. Por quê? Porque essas técnicas de escrita mecanizam, engessam e uniformizam textos de marketing. É como utilizar a Inteligência Artificial: o resultado é bom, mas impessoal e idêntico a centenas de outros textos escritos pela IA. 

Marketing de Conteúdo bom é aquele que é Autêntico

Pela minha experiência, o segredo dos “textos que vendem” é outro: a expressão da emoção autêntica. O que diferencia o texto esdrúxulo do fenomenal é algo não ensinado em nenhum curso de marketing digital: a humanidade e a autenticidade.

Existem duas formas de nos comunicarmos com emoção: uma é transmitir o que sentimos e a outra é estudar seu cliente ou persona e tentar transmitir o que ela sente. Só a primeira pode ser realmente autêntica. 

Por isso, para fazer marketing de conteúdo capaz de alcançar os seus objetivos, seja autêntica, traga seu ponto de vista único e acredite nos seus instintos. Isso talvez não faça com que você viralize, mas com certeza terá o poder de atrair os clientes certos para a sua empresa – aqueles que têm os mesmos valores que você e, portanto, estão alinhados à sua marca e prontos para receber os seus serviços e aproveitar tudo que eles têm a oferecer. Isso é criar relacionamento. 

Como começar a criar conteúdo como parte da sua estratégia de marketing

Para escrever conteúdos que vão gerar resultados, concentre-se em estudar, conversar com as pessoas e escrever (ou contratar alguém que escreva, seja freelancer ou agência) sobre o universo que envolve os seus serviços. 

A partir disso e com a ajuda do calendário de marketing, você consegue criar uma estratégia robusta de nutrição dos seus canais de divulgação, informando possíveis clientes e estabelecendo com eles uma relação de confiança que, no futuro, pode se converter em vendas

Se a criação de conteúdo ainda é novidade para você, talvez seja uma boa ideia fazer o nosso curso Mídias Sociais Bem Planejadas. Ele te ensina os principais conceitos e te ajuda na criação da estratégia de conteúdo até a publicação, em uma linguagem simplificada e perfeita para quem está dando os primeiros passos!

Quer ajuda para criar e executar a sua estratégia?

Nós somos especialistas em marketing digital! Por isso, além da Mentoria, também oferecemos serviços completos de estratégia e execução de marketing de conteúdo em diversas frentes:

  • Otimização de sites: Perfeito para melhorar a experiência do seu consumidor no seu site, fornecendo informações relevantes para a tomada de decisão de compra, capturar leads e facilitar as vendas. 
  • Estratégia de Blog: Potencializa a captação de leads e vendas através do site e envolve planejamento de conteúdo, otimização (SEO), revisão e publicação de artigos. Confira esse caso de sucesso e entenda por que o nosso SEO funciona melhor!
  • Estratégia de Redes Sociais: Nossa gestão de redes sociais tem o objetivo de fortalecer a presença digital com uma comunicação estratégica, frequente e de alta qualidade, produzida por especialistas em suas áreas. 
  • Estratégia de E-mail marketing: Desenvolvemos campanhas de e-mail marketing eficazes, capazes de oferecer conteúdo especializado para a lista selecionada de e-mails conquistada através do blog e do site da empresa. 

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Solicite uma auditoria gratuita.

Referências Bibliográficas
AMA – American Marketing Association, 2017. What is Marketing? The definition of Marketing. Acesso em: 25 de junho de 2024.

Written by

Rafaela Sanzi

Eu mudei o desfecho da minha história em janeiro de 2018, quando me mudei para Portugal e iniciei o meu próprio negócio 100% digital e internacional. E aqui vem a melhor parte: desenvolvi um negócio aproveitando o MELHOR em mim e a fantástica capacidade da internet de estar em todos os lugares. O que eu amo? Liberdade! O que eu não vivo sem? Opinião crítica sobre o que acontece à minha volta.