pessoas passeando no shopping, loja moda adulta, inovadora, com luzes roxas. Logotipo NRF’24 Retail’s Big Show - o maior evento do varejo do mundo.

O NRF Retail’s Big Show 2024, maior evento de varejo do mundo, reuniu as maiores autoridades da área em conversas que dão sinais sobre os rumos do setor nos próximos anos. O que eles mapearam, no entanto, não afeta apenas os varejistas: as tendências identificadas vão influenciar todos os setores – e têm reflexos inclusive nas pequenas e micro empresas! É por isso que a Mentora de Marketing mergulhou nesse conteúdo para trazer a você o que há de mais relevante na área do marketing digital, com dicas para aplicar isso no seu dia a dia. 

Os três dias do evento, realizado entre 14 e 16 de janeiro de 2024, deram palco a novas tecnologias, estratégias que deram muito certo e inovações que podem ser reproduzidas em outros negócios. Além de apontar novos caminhos, os profissionais ainda reforçaram tendências que já se mostravam relevantes nos últimos anos (alguém cansado de ouvir falar em Inteligência Artificial?). O NRF 2024 deixou claro que a capacidade de adaptação é mais importante do que nunca, e ela precisa ser acompanhada por uma visão de longo prazo para que as empresas consigam se manter relevantes. 

Pronto(a) para descobrir o que o futuro lhe reserva? Vem comigo! 

O que você vai encontrar neste artigo:

Pessoas visitando a NRF’24 Retail’s Big Show, conhecendo as tendências e novidades do mundo do varejo.
O evento reuniu mais de 6,2 mil empresas de todo o globo para três dias de aprendizado, colaboração e descoberta. Foto: Divulgação/NRF

NRF: O Grande Show do Varejo

O NRF Retail’s Big Show 2024, da National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo, em tradução livre), é o maior evento do varejo mundial. Ele reúne mais de 6,2 mil empresas de todo o globo em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para três dias de aprendizado, colaboração e descoberta. 

O resultado disso tudo você encontra aqui: são informações baseadas em pesquisas e na experiência dos profissionais de maior sucesso no mundo. As ideias de líderes visionários e mentes inovadoras dão pistas da melhor forma de você se comunicar com os seus clientes e fortalecer a sua marca dentro do seu nicho de atuação! Chegou a hora de descobrir como conceitos como a omnicanalidade e a economia TikTok vão moldar o futuro do mercado em todo o mundo – e também no dia a dia da pequena empresa. 

Por que as pequenas empresas devem estar de olho nas tendências mundiais?

O que as tendências mundiais, especialmente as das grandes empresas, têm a ver com o seu pequeno negócio? A resposta é: tudo. 

‘Tendência de mercado’ é o nome que damos a pequenas mudanças que acontecem aos poucos nos consumidores, nas tecnologias e nas empresas e acabam por ganhar grandes proporções. Quando uma tendência surge, ela pode se tornar um novo ‘padrão’ e dominar completamente o mercado após alguns anos – é o caso do TikTok, que surgiu em 2016 como um aplicativo que engajava principalmente os adolescentes. Hoje, depois de algum tempo, até as pequenas empresas precisam aprender a utilizá-lo para não perder sua fatia de mercado!

Nem sempre, no entanto, isso acontece. Em alguns casos, a tendência surge, regride ou se transforma e desaparece. Neste artigo, é o primeiro tipo de tendência que nós trazemos a você: aquele que já foi para o mercado, foi testado e se tornou uma força que define os rumos para as empresas que desejam ter sucesso. Por isso, acompanhar as tendências é estar um passo à frente da maioria dos seus concorrentes e garantir mais vendas, satisfação e fidelidade. Consequentemente, é garantir a sobrevivência da empresa a médio e longo prazos.

 Fotografia de pessoas jovens e antenadas utilizando o celular. Simboliza a ligação com as tendências de consumo no mercado digital nos próximos anos. “Redes sociais, meios digitais, canais de atendimento: todas as formas de comunicação com os consumidores serão influenciados pelas novas tendências” Mentora de Marketing

Onde você vai usar essas tendências?

As 6 tendências que apresentamos a seguir influenciam os rumos do mercado empresarial e de consumo, especialmente no que toca o ambiente digital. 

Elas trazem ideias que você deve conhecer sobre: redes sociais, meios digitais, canais de atendimento, inteligência artificial e muito mais. Tenha em mente que essas tendências refletem não só o que as grandes empresas estão fazendo, mas também o que os consumidores esperam. Por isso, o ideal é que você as considere na hora de definir o seu orçamento do plano anual de marketing.

Prepare o bloco de notas, que chegou a hora de descobrir as tendências que estão modificando o varejo e vão impactar todas as empresas nos próximos anos. 

Tendência #1 Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial apareceu no evento associada ao uso para contribuir com a sociedade e com o planeta – e ficou muito clara a necessidade de as empresas serem transparentes a respeito do seu uso em qualquer processo interno. É essencial: se a IA for utilizada, a marca precisa se posicionar a respeito do seu uso. Isso significa, por exemplo, publicar um manifesto como esse sobre como usa, para quê, e quais são os limites para a sua aplicação dentro da empresa. Os consumidores querem saber o que você valoriza, e por que, para entender se os seus valores estão alinhados aos deles.

📌Veja o nosso o Manifesto de Uso Responsável de IA 

Não Use AI para criar conteúdo de marketing

Evite usar a inteligência artificial para criar conteúdo para as redes sociais, e-mail marketing e artigos do seu blog. Embora seja mais rápido e barato fazer um texto através de uma ferramenta como o chatGPT, você perde qualidade e pessoalidade quando deixa para um robô um trabalho criativo que deveria ser de um ser humano. 

Faça o teste: peça para o chatGPT escrever vários textos para você, e depois compare-os. Eles terão todos uma linguagem e uma estrutura muito parecidas – e isso é verdade para qualquer pessoa que utilizar a ferramenta. O que significa que os textos da sua marca entrarão em um padrão alheio aos seus valores e ao que você deseja comunicar (e ainda serão iguais ao de qualquer outra pessoa que pedir textos ao chatGPT com o mesmo assunto que o seu). 

Você não vai passar desapercebido usando AI: não é preciso ser um expert em tecnologia para detectar que um texto foi escrito por AI. Todos nós somos instintivamente treinados para diferenciar o que é feito por um humano e o que foi feito por uma máquina. Veja um exemplo: um texto de e-mail marketing antes e depois do chatGPT.

Se analisar de perto, vai notar que um texto de AI é ligeiramente mais impessoal, frio e genérico. Isso é exatamente o contrário do que você quer que os seus clientes sintam.

Cuidado com Chatbots no Atendimento ao cliente

Da mesma forma, o uso de chatbots para atendimento ao cliente pode sair pela culatra. Chatbots mal configurados podem frustrar os consumidores, que não vão conseguir resolver o que pretendem – e a ferramenta acaba se tornando mais uma barreira tecnológica na busca por um atendente humano. E tudo isso a custos altos! O investimento, para pequenas empresas, acaba não compensando.Se você deseja testar o uso da Inteligência Artificial no seu negócio, aproveite o auxílio de ferramentas gratuitas como o Transkriptor para tarefas como a transcrição de áudio e chatGPT para texto, a revisão ortográfica de conteúdos, Adobe Firefly e Canva geração de imagens e para dar um boost no seu processo de ideação – a busca por novas ideias para um conteúdo ou para resolver um problema. A IA também é ótima para produzir relatórios longos a partir de tabelas do excel. Experimente!

Tendência #2 Omnicanalidade

Não se assuste com o nome: a Omnicanalidade nada mais é do que a capacidade de integrar todos os seus canais de comunicação – como website, Instagram, Facebook e e-mail marketing, por exemplo – para oferecer uma experiência integrada ao cliente. Não é mais suficiente ter perfis nas redes sociais, fazer publicações e manter um blog com artigos atualizados. Tudo que você escreve ou passa para o cliente, mesmo que venha de uma equipe de marketing, precisa ser criado como se fosse por uma pessoa só. Essa pessoa é a sua marca: ela tem a mesma forma de falar, o mesmo nível de humor, o mesmo jeito de se comunicar em todas as suas redes. E é ainda mais interessante que isso inclua também os canais de venda online! 

Tendências de marketing NRF 2024.  <frase> Cada interação é uma chance de surpreender e encantar. Marissa Jarratt - Vice-presidente executivo, diretora de marketing e sustentabilidade da 7-Eleven Inc.

Mantenha a comunicação alinhada

Quando se trata da empresa se comunicar com os clientes, padrão e uniformidade são palavras de regra. Os textos que você escreve para as redes sociais e outros canais de comunicação, como o e-mail marketing, precisam ter uma mesma linguagem e comunicar os valores da sua marca. Isso fica claro através das expressões que você usa; da inclusão ou não de emojis; das brincadeiras que você faz ou da linguagem mais séria que prefere, por exemplo. Todos esses detalhes formam a sua voz e o seu tom de comunicação.

Fotografia de uma pessoa sentada ao sofá, no conforto da sua casa, fazendo compras online em um e-commerce. Simboliza a omnicanalidade e o contato com o consumidor em todos os meios online e offline. Tendências de marketing NRF 2024. “Todos os pontos de contato com o seu cliente devem transmitir o DNA da sua marca.” Mentora de Marketing

Na hora de definir isso junto ao seu time de marketing, não se esqueça de pensar também nos outros pontos de contato com os consumidores, como o espaço para mensagens no seu site ou as frases que aparecem durante a jornada de compra no e-commerce. Além de ter a mesma linguagem, tudo isso precisa ser fácil e intuitivo de usar para garantir uma boa experiência. Se você nunca tinha pensado nesses pontos, chegou a hora de se juntar a quem produz o marketing da sua empresa para definir os rumos da comunicação.

Tendência #3 Personalização

Em um mundo onde tudo já foi criado e fica mais difícil para as marcas inventarem um produto completamente novo, o diferencial se torna a personalização: a possibilidade do seu cliente personalizar um produto. Marcas como a converse, por exemplo, criaram uma experiência digital que permite ao usuário criar o seu próprio design de tênis, exclusivo, e retirá-lo na loja ou recebê-lo em casa. 

Tendência de Marketing 2024: “Aposte na personalização: dê a chance do seu cliente criar o próprio produto.” Mentora de Marketing

Para aplicar essa tendência ao seu negócio, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer profundamente o seu consumidor. Colete dados e monitore a jornada de compra, identificando oportunidades de personalizar os produtos e serviços para oferecer uma experiência única. Pesquisas de mercado também podem ajudá-lo a identificar necessidades não atendidas que podem se transformar em produtos e serviços. 

Criar uma experiência de compra mais prazerosa ajuda a criar um relacionamento mais próximo e afetivo da sua marca com os clientes.

Tendências de marketing NRF 2024. Tênis Converse - Al Star mudando de cor.
A converse criou um serviço que permite que você crie o seu próprio tênis da marca.

Tendência #4 Criação de comunidade

Mais do que nunca, o consumidor precisa estar no centro da sua marca. E o consumidor do presente – e do futuro – valoriza empresas que tenham valores parecidos com os seus, sejam autênticas e ofereçam jornadas de compra fáceis, intuitivas. Esse é o primeiro passo para atrair mais pessoas para o seu negócio! É a partir disso que você começa a cativar os seus clientes, de forma individual, para que aos poucos eles formem uma comunidade em torno dos seus produtos.

Mas, se a sua intenção é simplesmente vender os seus produtos e serviços, por que você deveria se preocupar em criar uma comunidade? Porque esse é o passo seguinte do processo de fidelização. Para se manter relevante, é preciso proporcionar experiências, gerar conexões e estreitar laços com os consumidores. 

Você pode fazer isso através da sua comunicação, falando com os clientes de forma acolhedora, próxima e fazendo-o sentir que é parte da sua família. Que tal criar, por exemplo, um apelido através do qual você vai se comunicar com os clientes mais fiéis? E que tal usar isso publicamente, em campanhas de marketing que divulgam a imagem deles utilizando os produtos nas redes sociais?

Fotografia de duas mulheres comprando em uma loja de luxo. Representa a comunidade que se cria em torno das marcas que conseguem fomentar essa fidelidade. Tendências de marketing NRF 2024. “Forme uma legião de fãs que acredita no que a sua marca defende!” Mentora de Marketing.
O consumidor é o centro e o principal divulgador da sua marca. É hora de levar o processo de fidelização ao próximo passo.

Como criar a sua comunidade de fãs

Você pode compartilhar informações exclusivas com esse grupo de pessoas, oferecer brindes personalizados e dar benefícios. Se for possível, até um evento privado para o lançamento de um novo ou produto vai fazer com que essas pessoas se sintam próximas e especiais!

O que era apenas uma transação comercial se transforma em um relacionamento próximo e acolhedor capaz de alimentar uma base sólida de clientes – e são esses clientes que vão defender a sua marca, trazer feedbacks sobre o seu serviço e divulgá-la, de forma gratuita, para outros consumidores. 

Tendência #5 Influência de Marca

Os clientes querem consumir produtos de marcas nas quais acreditam e confiam. Todos os fatores essenciais sobre o seu negócio – sua cultura, seus valores e seu propósito – precisam estar alinhados e ser autênticos para que você conquiste a tão sonhada influência de marca

Comece pela proposta de valor, que deve se basear em princípios e clareza e incluir uma postura de cuidado tanto com os funcionários quanto com os consumidores. Isso também tem a ver com o posicionamento de mercado – ou seja, a posição que a sua marca ocupa na cabeça do consumidor. É o posicionamento único que vai destacar você dos concorrentes e, consequentemente, aumentará sua influência de marca.

A autenticidade dos valores – não apenas pregá-los, mas vivê-los no dia a dia da empresa – também reflete na relação com o consumidor. É nesse ponto que a autenticidade ganha força – e precisa ser complementada com o hábito de ouvir os clientes verdadeiramente, de forma contínua e aplicando os aprendizados na comunicação e na criação de novos produtos e serviços.

Tendências de marketing NRF 2024. <frase> “Nosso propósito é descobrir as possibilidades que existem dentro de cada indivíduo, independentemente da forma como eles escolhem se expressar. Inerentemente, sentimos que precisamos ter uma experiência diversificada e uma conexão com todos os nossos clientes.” Dave Kimbell - CEO da Ulta Beauty

Depois de ter clareza sobre o DNA da empresa, invista em comunicá-lo para mundo! 

Como aumentar a influência da sua marca junto aos clientes

Quando o assunto é marketing digital, aqui estão algumas ideias:

  • Aumente sua autoridade publicando conteúdos que mostram todo o seu conhecimento na área em que você atua. Aqui também cabem tutoriais mostrando como utilizar os seus produtos e serviços. 
  • Mostre-se antenado com as novidades. Nos seus posts e comunicações nas redes sociais, o ideal é que você se posicione como uma referência  – por isso, é interessante conhecer inovações que afetem seus produtos e serviços antes dos seus consumidores.
  • Seja muito responsável na sua comunicação com os clientes quando acontecerem problemas com os produtos e serviços e também ao receber alguma crítica. Uma marca respeitável aceita e acolhe o que é dito sobre ela, e responde com educação e colocando o bem-estar dos consumidores em primeiro lugar. Seu papel é resolver a situação da forma mais rápida e acolhedora possível!
  • Incorpore elementos divertidos à comunicação para criar uma conexão emocional. Memes adaptados às questões que envolvem o universo da sua marca ou vídeos mais descontraídos são uma boa forma de fazer isso. Este último ponto pode fazer toda a diferença: incluir um pouco de ironia na comunicação com os clientes cria uma sensação de cumplicidade e transmite inteligência. 

Tendência #6 Economia TikTok

É… a Economia TikTok veio para ficar! Desde o início, a rede social foi muito focada na divulgação de vídeos virais. Ela se posiciona principalmente como uma forma de as pessoas criarem conteúdo de forma conjunta e compartilhada! Afinal, quem nunca viu aquela última dancinha que foi replicada por milhões de usuários através de suas próprias contas?

Fotografia de duas influencers gravando vídeo de moda no TikTok. Tendências de marketing NRF 2024. “Não dá mais para fugir: o TikTok influencia o comportamento dos consumidores e é preciso aprender a utilizar a rede social para a sua marca.” Mentora de Marketing.
O TikTok tem grande influência sobre as novas gerações.

Mas o que causou estranhamento foi que, ao contrário de plataformas como o Instagram e o Facebook, que pela sua forma de organização e suas ferramentas favorecem a criação de conteúdo por marcas, o TikTok parecia focado exclusivamente em usuários. Só que a rede começou a influenciar o comportamento de compra dessas pessoas, que fazem parte principalmente da geração Z – e isso significa que a sua empresa também pode capitalizar essa influência para impulsionar as vendas através do marketing digital! 

O hidratante labial Carmed Fini, por exemplo, da fabricante Cimed, virou hit na plataforma através da hashtag #carmedfini, alcançando mais de 200 milhões de visualizações. Nas vendas do produto, a marca esgotou um estoque de 12 meses em 20 dias, batendo a meta de R$ 40 milhões.

 Hidratante labial Carmed Fini, vários sabores. Tendências de marketing NRF 2024. “O hidratante labial Carmed Fini viralizou nas redes sociais, mostrando o poder do TikTok para marcas.” Mentora de Marketing.
Os hidratantes labiais Carmed Fini virou sensação nas redes sociais. Simboliza o poder do tiktok na divulgação de produtos.

No Brasil, já são mais de 80 milhões de pessoas usando o TikTok (Data Reportal – 2023), e elas buscam a rede social especificamente para se entreter. Por isso, o ideal é que a sua marca pense em formas de publicar conteúdos mais divertidos, leves e bem-humorados na plataforma. Que tal, por exemplo, fazer brincadeiras com os produtos e aproveitar para mostrar os bastidores da empresa?

Você deve Embarcar nas TRENDS ou Combatê-las?

E aí? Gostou de conhecer as tendências do mundo digital aplicadas ao varejo? Elas podem ser combinadas a uma análise profunda do seu negócio para ajudá-lo a redefinir a rota! As pesquisas indicam caminhos e a tecnologia veio para ficar – por isso, nada melhor que utilizá-las. É assim que você mantém seu negócio relevante em um mundo de consumo que pede cada vez mais proximidade com os clientes! 

Mas, atenção: novas tendências surgem o tempo todo. Uma posição estratégica inteligente envolve permanecer atento a essas novidades, sem, no entanto, embarcar em todas elas! Afinal, nem tudo vai fazer sentido ou valer a pena para o seu nicho de negócio. Apostar em qualquer nova trend pode ter o efeito rebote: sua marca pode ficar parecendo uma “maria vai com as outras” e perder em autenticidade, sem demonstrar opinião própria. Isso torna ela menos atrativa aos olhos dos consumidores. 

Portanto, fique atento a todas as tendências, conheça e analise com cuidado e pense o que faz mais sentido para a realidade da sua pequena empresa. Só então decida embarcar e investir nela ou não!

Como a agência Mentora de Marketing pode ajudar a usar essas tendências

E agora? Como aumentar a influência e criar uma comunidade nas redes sociais? E como unificar a comunicação visual e verbal da empresa no site, e-mail, redes sociais e todos os pontos de contato com os clientes? 

Essas são algumas perguntas que nós podemos ajudar a responder. Nossa assessoria vai além de responder suas dúvidas: nós colocamos a mão na massa. Como sua agência de marketing, a produção, publicação e disparo ficam com a gente! Nós somos especialistas em marketing digital. Consulte os nossos serviços de marketing digital.

agende uma reunião com agencia de marketing mentora de marketing

Written by

Mentora de Marketing

A equipe da Mentora de Marketing escreve artigos para o blog de forma colaborativa, contribuindo para empreendedores(as) crescerem através do marketing digital.