Para começar eu vou contar uma historinha de um empreendedor iniciante quando começou a investir em marketing, baseada em fatos reais.

A história de um empreendedor que investiu em marketing e se tornou um sucesso!

Um senhor desenvolveu um produto na sua casa, ele tinha conhecimento suficiente para desenvolver. Criou um produto novo, que não existia no mercado, e decidiu investir nele. O primeiro passo dele foi ir até um estabelecimento perto da sua casa. Já conhecia o senhor, dono daquele estabelecimento, foi lá e conversou:

“Olha eu criei um produto será que eu posso deixar a venda aqui no seu estabelecimento para medir como vai ser a receptividade, se vai ter pessoas interessadas se vão comprar ou não comprar. Fazemos um teste e se não vender nada a gente retira o produto, eu levo o produto embora e o senhor não precisa vender mais esse produto.”

Eventualmente, esse senhor, também bateu porta-a-porta em outros estabelecimentos para deixar o seu produto exposto para as pessoas comprarem e conhecerem. No primeiro ano esse empreendedor, o dono desse negócio, faturou apenas 50 dólares e investiu, nada mais nada menos do que, 73 dólares. Esse foi o primeiro ano desse empreendimento, dessa empresa.

Sabe que empresa é essa? Essa historinha é de quem? Essa historinha é, de uma marca que começou muito pequena, como vocês podem ver, que atualmente é a Coca-Cola.

Antes de investir em marketing, entenda os fundamentos

Peguei especificamente essa história para trazer pois ela traz algumas lições a respeito desses 5 erros mais comuns. E eles estão presentes não importa qual é a época que a gente abre um negócio! Podem acontecer lá na época da Coca-Cola até os dias de hoje.

Então, embora a Coca-Cola seja muito antiga e naquela época as coisas realmente eram diferentes, o processo de criar um negócio é o mesmo porque nós, como seres humanos, somos os mesmos em termos de como nós reagimos as coisas, como nós compramos as coisas… Só mudou a forma com que a gente alcança os produtos, como a gente alcança as outras empresas, como empreendedor, como os clientes chegam até nós. Isso mudou, mas em termos de comportamento é muito parecido.

Você também pode ver esse conteúdo em vídeo:

investir em marketing 5 erros de empreendedores iniciantes

5 Erros que Deve Evitar ao Começar a Investir em Marketing

Erro nº 1: Esperar resultado financeiro IMEDIATO

O primeiro erro é: querer que o negócio de resultado financeiro muito rapidamente, digamos em um ano.

"Ah eu vou tentar um ano esse negócio e se não der certo eu vou desistir, vou trocar para outra coisa."

No início o crescimento é assim, ele é pouquinho. Não adianta injetar muito dinheiro, porque o dinheiro tem capacidade de ampliar essa velocidade, mas tem um limite de como a gente consegue ampliar essa velocidade.

Erro nº 2: Investir só na propaganda de produto

Aí vem o erro número 2: investir em marketing, mas só em propaganda de produto!

Por exemplo, criei a fórmula da Coca-Cola e botei todo o meu dinheiro na propaganda e em anúncios, agora vou pegar o meu café, sentar na minha poltrona e ficar esperando as vendas. Não vai dar certo! Pode ser que faça vendas, alguma venda, mas com certeza o retorno sobre investimento vai ser negativo. Se a gente coloca todo o dinheiro em propaganda e não faz nada além disso.

“Mas Rafa, o que que tem que fazer além de anunciar?”

O que fazer além de propaganda?

Tem que ser uma combinação de esforços! O produto, o serviço, o especialista… Depende da área de negócio, tem que estar exposto o máximo possível aos possíveis consumidores.

Quando a Coca-Cola investe em propaganda, o que ajuda a Coca-Cola a vender?

Estar no maior número de mercados possível do planeta!

Porque a pessoa impactada pela gôndola, pelo produto exposto na prateleira do mercado, é impactado no YouTube, na televisão, no Burger King quando ele vai, porque a Coca-Cola está lá. Outra forma de exposição, que aí já entra numa espécie de propaganda também, é exposição em eventos!

Fique alerta para não fazer clickbait ou propaganda enganosa – leia os 3 exemplos de propaganda enganosa e aprenda com eles.

Invista na presença digital da sua marca

É a marca estar presente em eventos, fazer degustações gratuitas… Essa técnica das degustações foi importada para o marketing digital, para produtos digitais, como cursos online, palestras, atendimentos, mentorias consultorias, e hoje a gente dá a recompensa digital, que nada mais é do que uma degustação.

Outra coisa que pode acontecer é o especialista ou produto ser conhecido, mas não é consumido. Tá presente na exposição, mas desproporcionalmente do que ele é consumido. Ter muito mais exposição de marca do que realmente as pessoas compram, e aí as pessoas tendem a comprar para experimentar.

Só que isso pode ser uma potencial frustração, porque quando as pessoas vão consumir, pode ser que elas não gostem. A exposição, tão grande, causou uma expectativa grande para p produto, que não havia sido degustado, e pode ser um tiro no pé. Por isso que o investimento em propaganda tem que crescer gradualmente, não começar muito grande, porque tem risco de o produto não estar validado e as pessoas, no fim, não gostarem do produto e ter que fazer modificações no produto.

Aprenda também a criar um posicionamento de mercado diferenciado na internet.

Erro nº 3: Esperar que o produto se venda SOZINHO

Terceiro erro é: colocar o teu produto para vender online e agora se sentar de novo na tua poltrona para tomar o teu café e esperar as vendas acontecerem. A gente cria um site, uma loja online, carrega os produtos, cadastra os produtos, arruma tudo, deixa tudo lindo! “Uhu tá online” e não chega para ninguém.

Quando tu abre a tua loja online, é como se tu estivesse abrindo uma loja em uma rua sem saída, escura e não tem mais nenhum estabelecimento lá, é basicamente isso. 

O fato é que, quanto menos o teu site é conhecido e mais recente é o teu site, menos ele vai ser distribuído pelo Google ou por outras ferramentas de pesquisa, que é efetivamente a nossa calçada virtual, como as pessoas chegam a nossa loja no início organicamente, e a ferramenta de pesquisa ela não conhece o teu site.

Você deve investir em marketing desde o início

Tu abriu ontem, não tem ninguém navegando lá, e as ferramentas de distribuição, como o Google, não confiam no teu site. O Google, como marca, tem que preservar a sua marca perante o consumidor, ou seja, entregar bons resultados. Se o consumidor fica satisfeito com os resultados que ele encontra no Google, o Google tá bem. Mas quando o Google entrega um resultado que não é satisfatório para o cliente, ele tá manchando a própria marca dele.

Então esse serviço de busca não está bom, por isso que ele não distribui qualquer site nas buscas. E a gente tem que fazer o esforço combinado. Um esforço de exposição para além da loja online, para que as pessoas cheguem até a loja online. Esse esforço pode ser direto, divulgando os produtos da loja online, fazendo um link direto com o produto da loja online. Ou de forma indireta, fazendo exposição em outros canais, fazendo com que o teu produto apareça em locais que os consumidores não estão esperando.

Erro nº 4: Não investir em exposição de marca

Quarto erro é: não investir progressivamente em exposição de marca ou brand awarness e querer colocar todo o dinheiro de investimento de marketing em anúncio de produto.

É muito importante balancear seu investimento entre o quanto seu produto está sendo visto e o quanto as pessoas estão vendo como podem comprar ele. Tem que estar sendo exposto, sendo visto, gerando uma familiaridade, uma confiabilidade e depois as pessoas têm que saber exatamente como compram ele. Tem que ter oportunidade de compra!

E esse investimento, em expansão, deve ser progressivamente aumentado. Que quanto mais pessoas vão tendo acesso e vão conhecendo esse produto, maior a probabilidade de aumentar as suas vendas. Progressivamente, sempre respeitando um ritmo natural de crescimento desse negócio.

Erro nº 5: Investir no marketing o que você NÃO tem

Quinto e último erro é: começar com um investimento em marketing sem poder manter esse investimento.

Começar com um valor que tu não consegue bancar ao longo do tempo, querendo ter resultado a curto prazo e se tu não tiver resultado em dois ou três meses, tu vai parar de fazer esse investimento. Essa é a pior decisão que tu pode fazer, porque é com certeza um dinheiro que só se bota fora.

Quando tu começar a fazer esse investimento a gente tem que manter esse ritmo de investimento! Construindo essa reputação, que vá sendo somada a familiaridade, à confiabilidade e isso, na soma, que vai dar o resultado.

Exemplo – A Rafaela tá conhecendo esse produto hoje, vendo esse produto exposto. Daqui três meses a Rafaela continua vendo esse produto exposto.

“Hum esse produto parece ser confiável, não sumiu até agora! Interessante, talvez agora eu vou entrar aqui na loja para ver o preço, e ver se realmente eu quero comprar.”

Entretanto talvez ela não compre daquela vez. Espere mais três meses:

“Ah agora realmente eu preciso de um tênis e vou voltar naquela loja que eu já naveguei para comprar o tênis”.

Aí, depois de meses, o consumidor efetua a compra!

Tu nem sabes que aquela pessoa, que entrou no teu site, já tinha visto 4 ou 5 anúncios há seis meses atrás.

Esses cinco erros não são para desestimular vocês que estão começando um negócio agora. Não é para desestimular, é para trazer uma dose de realidade e dosar a expectativa de quem tá começando.

Por fim, lembre de não querer ter resultados rápidos, não desistir no início porque não está tendo resultado e também dosar as expectativas do quanto esforço, consistência e persistência ao longo do tempo até que o negócio traga frutos.

Jornada do Cliente

Entenda o que é marketing, o que é jornada do cliente e que informações do cliente são preciosas para elaborar uma boa estratégia digital

Não desistam! Continuem perseverando, insistindo nos seus sonhos, nos seus negócios e continuem com a gente.

Ficamos por aqui,

Me siga nas redes sociais: Instagram I Youtube

Até a próxima!

Written by

Rafaela Sanzi

Eu mudei o desfecho da minha história em janeiro de 2018, quando me mudei para Portugal e iniciei o meu próprio negócio 100% digital e internacional. E aqui vem a melhor parte: desenvolvi um negócio aproveitando o MELHOR em mim e a fantástica capacidade da internet de estar em todos os lugares. O que eu amo? Liberdade! O que eu não vivo sem? Opinião crítica sobre o que acontece à minha volta.