Enquanto navegava no Instagram, você provavelmente já se deparou com uma publicação de um perfil que não segue. Já se perguntou o porquê dessas publicações aparecerem para você? Continue lendo que contaremos tudo que precisa saber sobre essas publicações e como pode ocultá-las do seu feed, se preferir.
Antes de tudo, precisamos entender essa palavra tão diferente. Afinal, o que é um feed?
O que é o feed do Instagram?
Existem dois tipos de feed: o feed do usuário e o feed de notícias. O feed do usuário é o perfil dele na rede social. Todas as publicações da pessoa se reúnem nele, e serve como um resumo de todo o conteúdo que já foi produzido. Já o newsfeed, ou feed de notícias, é a tela principal ao qual somos levados quando abrimos nosso aplicativo. Nele estão todas as publicações feitas por nossos amigos e demais perfis que seguimos na rede social.
O termo feed, também pode ser confundido com timeline, vamos ver a diferença entre eles?
Timeline vs Feed
Ambos são parecidos, entretanto, a principal diferença entre eles é a ordem cronológica das publicações.
Timelines, como a do Twitter, seguem uma ordem cronológica específica, mostrando em primeiro lugar o que foi publicado mais recentemente. Já o feed do Instagram mistura a ordem das publicações e por esse motivo não é considerado uma timeline.
Publicações sugeridas no feed X Explorar
Muitas pessoas acham que as publicações sugeridas são as mesmas publicações que aparecem na aba explorar, mas elas são diferentes.
A aba explorar mostra posts com conteúdos mais abrangentes, enquanto as sugestões ou recomendações são filtradas e estarão sempre relacionadas com os conteúdos que já seguimos ou curtimos.
O que são as publicações sugeridas no Instagram?
Em primeiro lugar, tenha em mente que essas publicações não são anúncios, e sim, publicações normais que são sugeridas pelo próprio Instagram. Mas como isso acontece?
De acordo com o Instagram, essas publicações sugeridas são escolhidas para você de acordo com alguns fatores vistos no seu perfil:
- suas atividades habituais no aplicativo;
- conexões que você tem;
- informações sobre a publicação que pode interessar a você;
- outras informações sobre a sua conta.
Seus hábitos no Instagram influenciam o que você vê
Com relação à atividade, o algoritmo do Instagram leva em consideração as contas seguidas, as publicações curtidas, comentadas e salvas. Ou seja, tudo aquilo que você faz em sua conta é levado em consideração pelo Instagram na hora de sugerir a você uma publicação.
Já em relação às conexões, são observados os históricos da conta. Isto é, todas as contas com as quais você já interagiu, seguiu, olhou o perfil, é levado em consideração.
E em relação às informações sobre publicação e conta, são observados o alcance e engajamento que as publicações tiveram. A data, local de publicação e o tipo de interação com o conteúdo apresentado também são levados em consideração pelo algoritmo que irá buscar conteúdos similares que serão mostrados no feed logo após as publicações recentes das contas seguidas.
As publicações sugeridas não aparecem para mim, por quê?
Entretanto, para algumas pessoas essas sugestões não são exibidas. Isso pode acontecer devido a quantidade de amigos seguidos na rede social e da frequência com que eles publicam. No entanto, para outras, essas publicações podem aparecer também entre as publicações de amigos, sempre levando em conta o número de pessoas que você segue e a frequência que publica.
Além disso, você pode ver as publicações mais antigas de seus amigos, basta clicar em “ver publicações mais antigas”.
E caso não queira ver mais determinada sugestão no feed? Vamos te ensinar.
Como faço para deixar de ver publicações de perfis que eu não sigo?
Se não tem interesse em ver publicações sugeridas de determinado tema, o Instagram fornece aos usuários a opção de ocultá-la do feed. Legal, não é? Vamos ver como isso funciona.
Para ocultar essas publicações do seu feed basta apenas seguir os 3 passos abaixo.
1º passo: clicar nos três pontinhos que ficam acima da publicação.
2º passo: selecionar a opção de “não tenho interesse” ou “não tenho interesse nesta publicação”.
3º passo: escolher a opção “modo soneca”. (Essa opção deixará seu perfil sem recomendações por 30 dias. Após esse período você pode repetir o processo e assim seu feed ficará sem publicações de perfis que você não segue.)
Seguindo estes passos o Instagram não irá mais mostrar aquela publicação, e o algoritmo não irá mais procurar por publicações semelhantes a essa para sugerir.
Pronto, agora você sabe as principais diferenças entre feed, timeline e explorar. Não só isso, como também sabe como o algoritmo do Instagram funciona para lhe recomendar publicações, e o melhor, sabe como ocultá-las e colocá-las para tirar uma soneca por 30 dias!
Fique atento ao nosso perfil do Instagram e leia os outros artigos sobre redes sociais que temos em nosso blog para ajudá-lo a entender mais sobre esse universo.
Em breve voltaremos com mais dicas. Até mais!