Mulher em frente ao laptop, com fones de ouvido, olhando o celular e sorrindo. Simboliza o sucesso em atrair clientes com o marketing no Instagram.

Mesmo que o Instagram não seja a sua rede social preferida, se você tem uma empresa, não tem mais como ficar de fora dela! É que, de acordo com um relatório da We Are Social e da Meltwater, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada do Brasil, com 113,5 milhões de utilizadores! Segundo estudo da Ipsos, 85% dos entrevistados utiliza a rede social para descobrir novos produtos e serviços. Só com esses dados já dá para perceber que, para divulgar o seu negócio, é muito importante fazer marketing no Instagram. Mas a pergunta mais importante é: como usar o Instagram para ganhar novos clientes? 

Nos próximos parágrafos você vai entender para que o Instagram serve, como definir um objetivo para começar a fazer marketing no Instagram, os recursos que a plataforma oferece e o uso de um planejamento para alcançar as suas metas. Além disso, descubra ainda a melhor (e a pior) forma de medir o sucesso da sua marca na rede social. 

Navegue pelo artigo:

Afinal, para que serve o Instagram?

O Instagram é um dos Pontos de Contato dos consumidores com a sua marca. Chamamos assim todos os meios através dos quais sua empresa aparece e se comunica de alguma forma com os clientes e potenciais clientes. Estão inclusos aqui os pontos offline – como loja física e propagandas em outdoor – e os pontos online – como site, e-mail marketing e redes sociais. Todos esses pontos são complementares. Isso significa que uma pessoa que viu um outdoor seu pela cidade talvez já tenha entrado no seu Instagram ou passado por uma loja física passeando com a família. Em cada um desses momentos, sua marca começou a se tornar cada vez mais familiar para ela. 

O que muitos empresários não sabem é que, antes de mandar uma mensagem, entrar na loja ou fazer uma ligação para uma empresa, o cliente costuma pesquisar a marca em todos os meios disponíveis. A cada memória positiva associada à marca – como a recomendação de um amigo, por exemplo – aumenta a possibilidade de uma pessoa comprar um produto ou serviço de você. E o marketing no Instagram é uma ferramenta valiosa para ajudar a construir essa visão positiva. 

Como começar a utilizar o Instagram: defina um objetivo

Existem muitas estratégias que podem dar certo para o seu marketing no Instagram, mas todas elas terão algo em comum: um objetivo claro! Ao criar a conta da sua empresa na rede social, você precisa definir qual será o seu propósito e quais são as metas que precisam ser alcançadas. 

Leia também: Estratégia de Redes Sociais começa pelo Porquê.

Você pode querer, por exemplo, aumentar o número de seguidores na página, aumentar o engajamento com o seu público-alvo ou criar uma comunidade de fãs em torno da sua marca. Mas precisa definir isso primeiro, porque a estratégia digital para alcançar um desses objetivos será muito diferente das estratégias para alcançar os outros.

A falta de definição de um objetivo pode fazer com que você se perca ou se oriente por métricas que não impactam de verdade no seu faturamento. 

Para começar, pergunte-se:

  • Qual é o melhor uso possível que a empresa pode fazer do Instagram?
  • Como isso se encaixa com os outros esforços de marketing que serão realizados?

Se quiser entender um pouco melhor como isso se relaciona com os resultados do marketing no Instagram, confira este vídeo com a verdade que não te contaram! E se quiser ajuda para definir os seus objetivos de negócio, o Planejamento de Marketing é uma ótima forma de começar!

Fotografia de uma mulher olhando para um câmera, gravando um vídeo para as redes sociais. Na imagem, o texto diz: “reels do Instagram: utilize vídeos reels para postar conteúdos informativos, fazer demonstrações de produtos e serviços”.

Aproveite os recursos que a plataforma oferece

Desde que foi comprado pelo Facebook, em 2012, o Instagram já passou a oferecer muitos recursos para entregar conteúdos e melhorar a experiência do usuário. Conhecendo um pouco sobre cada um deles você consegue entender quando e como usá-los para atingir os seus objetivos.

Reels

Uma cópia dos vídeos curtos do Tiktok, os reels começaram permitindo vídeos de apenas 60 segundos mas, desde março de 2023, já permitem vídeos de até 90 segundos. Eles aparecem no feed e têm uma aba exclusiva no perfil. É um dos formatos favoritos dos usuários do aplicativo! Esse artigo sobre vídeos nas redes sociais pode te ajudar a criar conteúdos que criam autoridade através do marketing.

Utilize vídeos Reels para postar conteúdos informativos, fazer demonstrações de produtos e serviços.

Stories

Com duração de até 60 segundos, instagram stories são os vídeos que ficam na aba superior da página inicial e desaparecem em até 24 horas. Por essa característica, costumam reunir conteúdos mais pontuais. Permite formas diferentes de interação como enquetes, caixinhas de perguntas, testes e destaques – stories que ficam salvos no perfil para serem visualizados depois de 24 horas. Os destaques ainda podem ser tematizados. 

Utilize Stories para eventos, promoções-relâmpago, compartilhamentos de fãs e para aproximar os usuários do dia a dia da sua marca.

Bio

A área da bio do Instagram fica logo abaixo do nome do perfil e reúne as principais informações da sua empresa. Ela pode (e deve) ser usada de forma estratégica, informando as pessoas sobre o que é a marca e o que ela faz. Seja objetivo e adicione uma árvore de links como o LinkTree ou Linkme.bio para reunir os principais links da empresa.

Utilize a Bio para atrair possíveis seguidores no primeiro olhar e esclarecer suas principais dúvidas, como o endereço da empresa ou o número de contato. 

Post em collab

Uma collab ou post colaborativo é uma publicação (de feed ou reels) feita em parceria entre dois perfis. Ele é ótimo porque potencializa o alcance e engajamento, já que é entregue para os seguidores de ambos. 

Utilize collab para encontrar novos nichos de venda no lançamento de produtos ou serviços que alcançam um público diferente do atual, e também para reforçar a autoridade da sua marca com algum especialista respeitado no ramo. 

Live

Live é uma ferramenta de transmissão ao vivo. Aparece na mesma barra dos stories, sempre em primeiro lugar – o que pode ajudar no engajamento e na entrega! Ajuda você a conhecer os seus seguidores, já que promove uma troca em tempo real com comentários e curtidas. 

Utilize live para aproximar o público através de uma troca mais humanizada, orgânica, e para despertar um senso de urgência no consumo do conteúdo da live. 

Direct

DM, direct message ou mensagem privada fica no símbolo do avião dentro do Instagram. É lá que você vai encontrar mensagens que enviou e recebeu de seus fãs, seguidores e clientes. É uma ótima ferramenta quando bem utilizada. Isso significa que você precisa responder todas as mensagens que chegam no Insta o mais rápido possível, sempre em uma comunicação cordial e sem forçar as vendas. E atenção: nunca envie SPAM ou mensagens não solicitadas. Utilize DM para oferecer mais um canal de contato direto para os consumidores, como o telefone, Telegram ou WhatsApp da empresa.

Canais de transmissão

Os canais de transmissão são uma espécie de “lista VIP” dos directs do Instagram. Um grupo em que só a marca consegue enviar conteúdo (o público só interage a partir de reações). Permite envios em texto, vídeo e voz. 

Utilize canais de transmissão para compartilhar conteúdo autêntico e uma espiada nos bastidores da sua empresa. Também é uma ótima ideia enviar conteúdo exclusivo e revelar alguns lançamentos primeiro no canal. 

Planejamento: crie um calendário de conteúdo

Já deu para perceber que ferramentas é que não faltam para se explorar no Instagram, não é mesmo?! E agora que você conheceu um pouco melhor a rede social, é hora de pensar no seu Planejamento de Marketing e, depois, na produção de conteúdo. Defina dois pontos principais:

Que tipo de conteúdo você vai publicar

Aqui entram os assuntos e as linhas editoriais, como os serviços, posts inspiracionais, bastidores da empresa, posts informativos e outros.O calendário de publicações e o Plano Editorial das redes são ferramentas que nós ensinamos a utilizar no curso Mídias Sociais Bem Planejadas. É um curso de criação de conteúdo que vai te guiar nos primeiros passos – desde definir os objetivos e as metas até a criação e publicação dos posts.

método testado e comprovado para criar conteúdo - msbp - mídias sociais bem planejadas - curso online

Com que frequência publicar

Semanal? Três vezes por semana? Duas, talvez? Essa decisão depende não só da sua estratégia de redes sociais, mas também da equipe que você tem disponível para produzir e monitorar esse conteúdo. Esse é o momento de definir se você vai criar o conteúdo internamente, apostar numa agência de marketing ou freelancer

Depois disso, é hora de começar a produção e o monitoramento dos conteúdos. Mas… o que você deve monitorar?

Como medir o sucesso no Instagram

Existem dois pontos muito importantes a se ressaltar sobre como medir o sucesso no Instagram. Primeiro, essa medição acontece de acordo com o objetivo que você definiu lá no início. Ele deve ser detalhado em uma ou mais metas tangíveis e quantificáveis. Por exemplo: se o seu objetivo é crescer no Instagram e conseguir mais seguidores, uma meta tangível é ter 1.000 novos seguidores no período de um ano. 

O segundo ponto importante é que os maiores ganhos com a sua estratégia de redes sociais, muito provavelmente, será intangível. Não se restrinja a indicadores: o impacto positivo de uma rede social bem administrada nem sempre pode ser quantificada em números! Ela está muito mais relacionada à sua presença online

Uma criação de conteúdo de qualidade, com imagens bem feitas e boa frequência de publicações, reforça na mente dos consumidores a imagem positiva da sua marca. O processo de conquistar a confiança de clientes (e futuros clientes) acontece lentamente, a cada novo conteúdo pelo qual ele é impactado. Com a exceção da realização de pesquisas de consciência de marca, inacessíveis para micro e pequenas empresas, também é difícil quantificar esse fator. Talvez seu engajamento não aumente, mas seu posicionamento de mercado com certeza será impactado pela sua forma de fazer marketing no Instagram. E talvez seus clientes cheguem até você através de outros meios, online ou offline – mas a aparência das suas redes sociais continuará sendo um fator que pesa na decisão.

✨O que é e Como medir o engajamento é um dos assuntos do mini curso Engaja no Insta.

mini curso engaja no insta - o guia prático para vender e relacionar nas redes sociais.

Como NÃO medir o sucesso no Instagram

Um erro que muitos(as) empresários(as) cometem ao avaliar o sucesso de sua marca nas redes sociais é comparar o desempenho de seus posts com o de concorrentes. A grama do vizinho sempre é mais verde: talvez o post com muitas curtidas, comentários e compartilhamentos foi um post impulsionado ou está classificado como uma das publicações sugeridas no Instagram – mas você não sabe disso. Talvez ele seja muito bom em entreter as pessoas nas redes sociais; mas isso não está se refletindo em seu faturamento. 

Por isso, mantenha o olho na concorrência, mas não crie suas estratégias a partir dela. A autenticidade e o fortalecimento do seu posicionamento de marca sempre trarão os melhores resultados. Se você quiser se aprofundar no assunto e começar a ter resultados reais com as redes sociais, aumentando o engajamento com os seguidores com 50 ideias de conteúdo, confira o e-book Você quer, Você pode! Lá você consegue dar sozinho(a) os primeiros passos para a construção da relevância da sua marca.

ebook voce quer, voce pode - construa uma marca relevante, lucrativa e significativa nas redes sociais.

Nós te ajudamos a fazer Marketing no Instagram!

Aposto que agora você já consegue entender melhor o que significa e como fazer marketing no Instagram. A boa notícia é que você não precisa realizar todo esse planejamento e executá-lo sozinho(a). Somos uma agência de marketing digital com anos de experiência no ambiente online e a expertise de especialistas em Gestão de Redes Sociais. Entre em contato conosco e descubra planos de redes sociais do tamanho do seu bolso!

Referências bibliográficas