o que funciona no instagram

Sabe o que dá certo no Instagram? Ter objetivos claros! Não é a hora que você vai publicar, a frequência, se o reels vai viralizar, quantidade de stories…

Não é isso que vai fazer ter resultado no Instagram, resultado que eu digo  para um negócio! Qual o resultado que tu quer ter para o negócio? Muitas vezes a gente começa a usar uma rede social sem determinar especificamente o que a gente quer com a rede social. 

No caso da gente ter um negócio que é o objetivo desse canal, falar sobre negócios, não sobre o uso pessoal da rede social. Se a gente usa uma rede social para fim de negócio tudo que tu faz dentro do seu negócio têm que cumprir algum objetivo.

Então começar a usar uma rede social, sem pensar claramente o que eu quero dessa rede, faz com que a gente se perca. Se comparar com outros perfis com vário likes e comentários, achando que está fazendo sucesso e tendo resultados.

Você também pode ver esse conteúdo em vídeo: Como ter Resultado no Instagram: A Verdade que Não te Contaram

Qual o nosso objetivo no Instagram?

Na verdade, a gente está se perdendo onde? No resultado que a gente está buscando com aquela rede social. 

Digamos que seja venda, pode ter outros objetivos como ter autoridade para depois vender uma coisa ligada com a outra. Se a gente está olhando para o objetivo de venda a gente olha pra grama do vizinho e tem um monte de like. (Defina seus objetivos de negócio com o Planejamento Anual Marketing Básico)

Como é que eu vou saber se vizinho tá vendendo ou não tá vendendo? Eu só estou vendo os likes, os comentários e as visualizações. Eu não sei nem se ele impulsionou aquele conteúdo, se ele investiu para distribuir, às vezes nem é o melhor conteúdo dele. 

Às vezes o melhor conteúdo dele que explodiu organicamente está lá no final do feed, só que, aquele mais recente, foi impulsionado e eu estou vendo de fora. A gente não pode se guiar pelo que a gente vê no Instagram dos outros, principalmente se nós estamos usando um Instagram como meio de divulgação do nosso negócio com fins comerciais.

Amplie sua visão sobre o Instagram!

Um fator importante para nosso negócio é não se restringir tanto! Quando a gente restringe que o resultado tem que ser diretamente da rede social, a gente está deixando de olhar uma parte muito importante. Essa parte que não é rastreável, que não é quantificável, mas que impacta positivamente para o teu negócio. 

Quando temos uma criação de conteúdo, uma frequência de publicação com qualidade nas publicações, nossa audiência é, de alguma forma, engajada. Dentro do que a rede social nos permite, organicamente ou dentro do tráfego pago, aquilo repercute de uma forma também intangível na nossa marca. 

A criação de um processo de confiança com o consumidor não temos como medir. A não ser que eu ligue todos os meses para casa do consumidor e pergunte “Quanto você confia nesta marca?”.

Isso se faz com grandes marcas, que têm pesquisas de consciência de marca, de confiança de marca, uma vez por ano.

Às vezes, o seu engajamento não vai aumentar! Mas o seu posicionamento nas mídias sociais, a forma com que se comunica, cause uma visão positiva do seu negócio para um possível cliente. 

Pode não aumentar o número de clientes, mas sempre que pense no negócio X, como por exemplo um café, vai no teu café, porque o teu café está sempre bonito, com fotos legais e uma comunicação bacana. O ideal de marca legal, não necessariamente aumenta o número de clientes mas vai estar sempre ali gravado na cabeça daquela pessoa.

Foque em ter resultados no seu negócio. O marketing deve ser uma estratégia maior do que o Instagram, deve ser multicanal.

Rafaela Sanzi

Instagram é um Ponto de Contato com a Marca

O que são os canais ou pontos de contato?

É a tua loja física, se tu tem uma loja física, teu telefone, WhatsApp, Instagram, Facebook, Linkedin… Todos os meios onde tu aparece e te comunica de alguma forma com o cliente, potencial cliente, consumidor. Canais são complementares! 

Quando a gente tem oportunidade, por exemplo, de falar diretamente com o consumidor, eu procuro perceber se ele já navegou nas minhas redes.

Ele está entrando em contato comigo por telefone, digamos, muitas vezes ele já me viu ou pesquisou intencionalmente nos outros canais. 

“Ah antes de ligar para essa empresa eu vou ver quem realmente é essa empresa, como eles impulsionam, o que eles vendem, para quem vende, quais são os consumidores…” São essas informações que os consumidores utilizam antes de entrar na porta do teu café e pedir um café na bancada.

“Ah não esse consumidor que estava passando na calçada” 

Não, pode ser que ele tenha visto várias publicações no Instagram, ter criado uma memória positiva a respeito daquele café e ter pensado “algum dia eu quero ir nesse café” e aí quando ele estava passando na calçada, 15 minutos antes, já se deu conta “aquele café que eu vi fica aqui perto, então vou passar lá” 

Isso a gente não vai saber na bancada do café, porque não vai dar tempo e nem é viável e nem desejável que tu fique perguntando para a pessoa quando está servindo o café se ela já entrou no Instagram ou não.

O poder das redes sociais

O Instagram e as outras redes sociais têm um poder intangível e tangível no teu marketing, então não se restringe a analisar somente os indicadores que tu consegue rastrear, as vendas Instagram ou as mensagens, tenta ver a estratégia de marketing das redes sociais como mais uma oportunidade da sua marca ser reforçada e lembrada!

Não importa se aquele consumidor vai entrar em contato através da rede social ou outro canal, interessa é que os clientes estejam vindo, que estejam comprando, que cada vez mais pessoas conheçam a tua marca, tendo a oportunidade de fazer o seu negócio crescer.

Ficamos por aqui,

Me siga nas redes sociais: Instagram I Youtube

Até a próxima!

Written by

Rafaela Sanzi

Eu mudei o desfecho da minha história em janeiro de 2018, quando me mudei para Portugal e iniciei o meu próprio negócio 100% digital e internacional. E aqui vem a melhor parte: desenvolvi um negócio aproveitando o MELHOR em mim e a fantástica capacidade da internet de estar em todos os lugares. O que eu amo? Liberdade! O que eu não vivo sem? Opinião crítica sobre o que acontece à minha volta.