equipe de marketing, colaboração, reunião de marketing digital com a agência

Atrás da aparente simplicidade do empreendedorismo digital, há uma GRANDE dificuldade. Criar estratégias eficazes e que tragam o retorno esperado. Neste artigo, eu vou dar 8 conselhos para acelerar a sua jornada empreendedora. Você vai aprender a escolher quais recursos, técnicas e ferramentas de marketing digital usar e evitar os principais erros.

Mas não vamos nos iludir… Esse é apenas o início do caminho. Ao longo deste artigo você vai encontrar inúmeros links para outros conteúdos complementares.

Navegue à vontade, informe-se e peça ajuda. Vamos lá!

Índice:

Um convite: Junte-se à comunidade de empreendedores bem informados, que recebem nossos e-mails semanais capacitando-os para as aventuras do empreendedorismo vencedor.

Case o Mundo Digital e o Mundo dos Negócios

O mundo digital é um meio para alcançar os objetivos do mundo real. Se você está começando, antes de escolher que plataformas usar (site, blog ou redes sociais, por exemplo), fique ligado nestes 8 conselhos!

#1 Não Copie o Marketing de outras Empresas

Não copie estratégias dos outros. Ponto final. Porque você não tem uma compreensão clara do “porquê” por trás delas. 

‘Maria está vendendo muito no Facebook, então eu vou criar uma página no Facebook para meu negócio e vai dar certo’.  MITO. 

Independente se a Maria é uma empreendedora de sucesso, especialista em marketing digital ou a sua melhor amiga, leve isso em consideração:

Se está dando certo para a Maria, é porque ela tem uma estratégia bem definida e uma execução excelente. Não pelo fato de estar usando ‘o facebook’, mas COMO e PORQUE está usando.

#2 Evite a Armadilha de não ter Objetivos Claros

É essencial definir os objetivos de curto, médio e longo prazo do seu negócio. Tenha clareza dos seus objetivos gerais e específicos. Afinal, não se faz marketing digital ‘por fazer’, se faz para obter um resultado para a empresa. Por exemplo, aumentar visitas ao estabelecimento ou fortalecer a confiança na marca.

Leia também 5 Erros a evitar quando Investir em Marketing Digital

#3 Tenha uma presença online

O marketing digital oferece um leque de ferramentas. A escolha dos recursos deve ser estratégica e alinhada ao investimento disponível. Um site, uma rede social e e-mail marketing podem ser um começo eficaz para estabelecer uma presença online.

Num estágio mais avançado, quando a sua empresa conta com uma equipe própria de marketing e um orçamento robusto para investir, aí sim eu sugiro um conjunto mais completo. Neste conjunto eu incluiria: 

Alerta de Spoiler: não invista em anúncios se estiver começando agora. É um erro comum, que em grande medida acontece por estímulo de vendedores de tráfego. Para investir em tráfego pago, a sua empresa já deve ter um percurso e uma boa estrutura financeira para manter o investimento. E, ainda assim, nem sempre vale a pena.

#4 Crie Conteúdo Valioso e Mantenha os Canais Digitais Atualizados

A dinamicidade do mundo digital exige constante atualização. Reserve tempo para manter seu conteúdo relevante e se atualizar sobre as mudanças nos algoritmos das plataformas.As principais plataformas que você deve manter atualizadas são as redes sociais e o blog. Veja como criar conteúdos para as redes sociais e conheça a Estratégia de Conteúdo para ter um Blog Magnético.

Estratégia de Conteúdo para ter um Blog Magnético.

#5 Combine os recursos certos de marketing digital

Conectar objetivos de negócio aos recursos da caixa de ferramentas digital é chave. Não existe uma fórmula única; adaptar a estratégia ao objetivo é essencial para criar um funil de vendas eficaz.

Pode parecer que alguns objetivos peçam especificamente por um recurso. Mas isso não é verdade. Se você deseja vender mais online, por exemplo, pode pensar que é obrigatório ter uma Loja Online. Mito. 

Olha só algumas combinações que poderíamos fazer de recursos de marketing para alcançar esse mesmo objetivo:

  • Facebook + Loja online + E-mail marketing
  • Anúncios + Instagram + Whatsapp
  • Youtube + Landing Page + E-mail marketing
  • Anúncios + Facebook Marketplace

As possibilidades são muitas e todas elas podem funcionar!

A inteligência está em criar um funil de vendas adequado ao objetivo, usando as ferramentas da forma certa, direcionando as ações para o público certo.

#6 Marketing Digital é Fácil? Não, nem aqui, nem na China!

Você já está pensando que eu estou complicando a sua vida ao invés de facilitar? 🙂 A verdade é que fala-se do empreendedorismo como algo simples e fácil. E na minha opinião não é. 

Se você tem noção dessa complexidade, já está mais informado do que a maioria e pode usar isso para criar estratégias mais simples e eficazes.

Agora você já sabe, o segredo do sucesso do marketing digital não está no O Quê e sim no COMO. Saber disso afasta-o do fracasso e aproxima do sucesso. 

Três pilares de sucesso de uma estratégia digital

Três pilares de sucesso de uma estratégia digital

Entretanto, além dos pilares, tem uma DICA EXTRA muito importante para você que está começando.

#7 Ouvir o Cliente é Tão Importante Quanto Falar

O marketing digital é uma via de mão dupla. Ouvir os clientes, seja através de comentários, mensagens ou pesquisas, é valioso para entender suas necessidades e moldar estratégias.

Muitas empresas estão mais interessadas em FALAR do que OUVIR. Por isso, se você aprender a ouvir, terá uma grande vantagem competitiva. 

Utilize a informação coletada para moldar a forma como você se comunica e vende, criar conteúdos valiosos para os consumidores, melhorar produtos e serviços e criar promoções atraentes.

#8 O segredo é SIMPLIFICAR

Descomplique! Você tem o poder de fazer marketing digital de forma simples e eficaz, basta não complicar. Faça o que se propôs e faça bem feito. Esse é o 8º e último conselho que eu lhe dou.

Missão cumpida?

A minha missão neste artigo era responder a você como utilizar estratégias digitais do jeito certo! Venci? Só você pode dizer! Registre suas opiniões, pensamentos e dúvidas na área de comentários abaixo deste artigo. Assim, contribuímos juntos para o fortalecimento da comunidade empreendedora.

Recomendações de leituras sobre marketing digital para iniciantes

Por fim, gostaria de recomendar a leituras de conteúdos que poderão o capacitar ainda mais para tomar decisões de marketing:

Dê o próximo passo e faça marketing digital de forma eficaz!

Agora você já sabe qual é o jeito certo de fazer marketing para realizar os objetivos da sua empresa, o próximo passo é colocar esse conhecimento em ação! 

Conte com a Mentora de Marketing para apoiar você na criação de estratégias de marketing digital que cabem no seu bolso! Nós trabalhamos de mãos dadas com você e a sua equipe para bater as suas metas, realizar os seus projetos estratégicos! 

Desde a criação de uma presença online até a geração de conteúdos e conversão de leads, nós somos os parceiros certos!

agende uma reunião com agencia de marketing mentora de marketing

Written by

Rafaela Sanzi

Eu mudei o desfecho da minha história em janeiro de 2018, quando me mudei para Portugal e iniciei o meu próprio negócio 100% digital e internacional. E aqui vem a melhor parte: desenvolvi um negócio aproveitando o MELHOR em mim e a fantástica capacidade da internet de estar em todos os lugares. O que eu amo? Liberdade! O que eu não vivo sem? Opinião crítica sobre o que acontece à minha volta.