Em junho de 2022 o Google fará atualizações nos procedimentos de aplicação relativos a violações recorrentes. Sendo assim, sistemas baseados em advertências para os usuários que violarem as Políticas do Google Ads serão implementados ao longo de um período de 3 meses.
De acordo com o Google Ads, seu principal objetivo é “apoiar um ecossistema de publicidade digital saudável que seja fidedigno, transparente e que funcione para utilizadores, anunciantes e publicadores”. Para isso, a plataforma possui políticas rígidas de publicidade que abraçam 4 importantes áreas.
Continue lendo as principais informações, punições e atualizações que separamos para que você divulgue sua marca da maneira mais segura e seguindo todas as políticas de publicidade do Google. Assim, você fará um bom marketing, respeitando todas as regras e orientações do mercado, em especial as impostas pelo Google Ads.
4 Principais Áreas cobertas pelas Políticas do Google Ads?
As áreas abrangidas pelas políticas de publicidade do Google Ads são:
- conteúdos proibidos;
- práticas proibidas;
- funcionalidades e conteúdos restritos;
- requisitos editoriais e técnicos.
1. Conteúdos Proibidos
Os conteúdos proibidos infringem diretamente a segurança do utilizador, da mesma forma, virtualmente ou fisicamente. Como exemplo temos:
- os produtos ou serviços perigosos, ou seja, que envolvem a venda de drogas, armas, munições, materiais explosivos, entre outros.
- a permissão de comportamento desonesto, por exemplo serviços concebidos para aumentar de maneira artificial o tráfego de anúncios ou de websites, emissão de documentos falsos e serviços de fraude acadêmica
- e os conteúdos impróprios, ou seja, são os que agridem de alguma forma o utilizador por meio de mensagens de ódio, bullying, discriminação racial, crueldade com animais, venda de animais em extinção, entre outros.
2. Práticas Proibidas
As práticas proibidas são as que, como resultado, infringem a segurança dos dados fornecidos digitalmente pelo utilizador. Por exemplo:
- a recolha e utilização de dados de maneira irresponsável, coletando informações privadas dos utilizadores (como número do cartão de crédito) através de servidores não seguros.
- e a representação fraudulenta, onde são omitidos ou ocultados detalhes de faturação, despesas associadas a serviços financeiros, entre outros.
3. Funcionalidades e Conteúdos Restritos
As funcionalidades e conteúdos restritos abrangem conteúdos que podem ser considerados sensíveis do ponto de vista legal e cultural. Nem todos os conteúdos serão vistos como infrações. O Google leva em conta o público para o qual ele se destina, por exemplo, anúncios sobre álcool serão considerados violações caso estejam destinados para menores de idade.
4. Requisitos Editoriais e Técnicos
Já em relação aos requisitos editoriais e técnicos a política de publicidade do Google denomina como violação os anúncios que não cumprem com os requisitos técnicos da Google, URL de visualização que não corresponde com a URL de destino, anúncios que estejam fora dos padrões de configuração solicitados pela Google, entre outros.
Caso um usuário viole qualquer uma das áreas e dos itens que entram em cada uma delas, será advertido e sua conta sofrerá punições.
Quais são as punições para quem desrespeitar as novas políticas do Google Ads?
O Google entende que a primeira violação das políticas de publicidade pode não ser proposital e por isso manda apenas um aviso por e-mail, para que o usuário fique atento e não volte a cometer o mesmo erro.
No entanto, se em um prazo de 90 dias após o aviso, esse mesmo usuário violar a mesma (ou outra) norma, como resultado, ele recebe uma advertência e sua conta será retida por 3 dias.
A segunda advertência é enviada caso o usuário persistir na infração em um período de 90 dias (ou menos) após a primeira advertência. Portanto, nesse caso a retenção da conta aumentará para 7 dias.
E a terceira, e última, advertência resulta, consequentemente, na suspensão da conta, que impede o usuário de anunciar novamente na plataforma. A terceira advertência também é observada em um prazo de até 90 dias após a última punição recebida.
Além disso, uma conta pode ser suspensa imediatamente após violar gravemente alguma política do Google.
O que são violações graves em anúncios no Google?
Violações de política grave são aquelas em que o conteúdo apresentado é considerado ilegal, ou que apresentam um perigo significativo para os utilizadores da plataforma e para o ecossistema de publicidade digital do Google Ads.
Esse tipo de violação garante uma suspensão imediata da conta. Em outras palavras, sem aviso prévio ou advertência.
Usuários com a conta suspensa podem recorrer, preenchendo um formulário no Google Ads e entrando com recursos. No entanto, esses usuários não poderão anunciar novamente no Google, e todas as contas que estejam vinculadas a que foi suspensa serão afetadas também.
O que mudará no Google Ads em Junho de 2022?
Novos procedimentos de aplicação relativos a violações recorrentes
O Google anunciou recentemente que fará atualizações nos procedimentos de aplicação relativos a violações recorrentes, que inclui mais 9 políticas no sistema baseado em advertências. O processo de implementação das novas políticas vai começar em 21 de junho de 2022 e terá um período de duração de três meses para que todas as políticas sejam aplicadas.
A nova atualização incluirá políticas contra:
- atos sexuais em troca de compensação;
- noivas por correspondência;
- clickbait;
- design de anúncios enganador;
- serviços de fiança;
- opções binárias;
- serviços de reparação de crédito;
- empréstimos pessoais;
- serviços de lista telefônica, encaminhamento e gravação de chamadas.
Nós, da Agência Mentora de Marketing, apoiamos a decisão do Google Ads sobre todos os itens listados em suas políticas para manter um controle sobre tudo que é anunciado.
Além disso, também ressaltamos que somos contra qualquer tipo de abuso e de violações de marketing, como o clickbait – que são táticas usadas para gerar tráfego online através de conteúdos enganosos e sensacionalistas – e todas as demais manipulações feitas para enganar os consumidores.
Esperamos que com as novas atualizações o espaço de anúncios no Google Ads se torne mais seguro e confiável para que os utilizadores possam encontrar produtos, serviços e informações de forma fácil e segura.
E, se você ver algum anúncio que seja ofensivo, por exemplo, denuncie que como resultado o Google tomará todas as providências necessárias para retirá-lo da plataforma.
Assine a nossa newsletter e receba por e-mail as novidades do Blog Marketing Facilitado! Em breve voltaremos com mais dicas. Até mais!